LIVROS
Aqui você encontra uma lista dos livros que são indispensáveis na biblioteca de qualquer judoca.
DICA: Para ver mais e comprar é só clicar na imagem!
JUDO KYOHON
Jūdō Kyōhon é único livro escrito integralmente pelo criador do Kōdōkan jūdō.
Nele, você terá acesso ao que há de mais importante no jūdō diretamente com Jigorō Kanō, a partir das palavras do próprio mestre.
Você terá acesso a diversos aspectos do jūdō pelos olhos de seu criador quando ele aborda temas como fundamentos técnicos, waza, kata, história e filosofia do jūdō.
Esse é o livro que faltava na sua biblioteca como um jūdōka que deseja conhecer o verdadeiro espírito dessa arte marcial, esporte e caminho de vida.
Mais do que um manual de jūdō, essa obra é um acesso único à visão de Jigorō Kanō para o caminho que ele criou e hoje está presente em todo o mundo beneficiando milhões de praticantes todos os dias.
KODOKAN JUDO
THROWING TECHNIQUES
(EM INGLÊS)
Ao longo da longa história das tradições marciais do Japão, o judô evoluiu para um dos legados culturais mais ricos e reverenciados da nação.
A vasta gama de técnicas de judô se ramificou em três categorias distintas: técnicas de arremesso, técnicas de luta agarrada e técnicas de golpe. Das quais, as técnicas de arremesso (nage-waza) representam alguns dos aspectos mais dinâmicos e cativantes desta arte marcial mundialmente famosa.
Desenvolvimentos recentes na competição (shiai) e na prática livre (randori) têm levado a um aumento no número de formas de nage-waza, resultando em interpretações frequentemente confusas dos nomes das técnicas.
O objetivo deste livro, portanto, é fornecer uma classificação abrangente e correta da terminologia de nage-waza, como utilizada tanto na competição quanto na prática. Todas as sessenta e sete técnicas oficiais de arremesso do Kodokan e suas várias formas são explicadas minuciosamente e de forma concisa, e mais de 1.800 fotografias acompanham o texto para fornecer ao leitor o guia mais abrangente das formas de arremesso do judô até o momento.
Por muitos anos, o autor Toshiro Daigo ocupou a prestigiosa posição de instrutor-chefe no Kodokan, considerado o paraíso para todos os entusiastas do judô, e este livro é o resultado de uma pesquisa meticulosa sobre as formas em constante mudança do nage-waza do judô. Será um recurso inestimável para praticantes em todo lugar.
JUDÔ KODOKAN
Esse livro, da autoria do criador do Judô Kodokan, é o guia mais abrangente e abalizado já escrito sobre essa arte marcial.
Abrangendo desde as técnicas básicas até os exercícios formais pré-estabelecidos para homens e mulheres, Judô Kodokan oferece explicações detalhadas de como as técnicas são combinadas em dois tipos de prática: randori (prática livre) e kata (prática das formas).
Ricamente ilustrado, Judô Kodokan é um excelente aliado dos alunos e instrutores que desejam conhecer a fundo os princípios, as técnicas e o espírito dessa tão popular arte marcial.
ENERGIA MENTAL E FÍSICA
Este livro é uma coletânea dos trabalhos e ensinamentos de Jigoro Kano, que fundou o judô Kodokan em Tóquio, em 1882.
O judô Kodokan nasceu da devoção de toda a vida do grande mestre ao antigo jujutsu, que ele reorganizou de maneira didática, tomando muito cuidado para preservar suas tradições clássicas.
Ao longo de toda a sua vida, ele enfatizou várias vezes que é preciso entender o significado correto do judô e colocá-lo em prática.
Isso quer dizer que se deve entender que o judô é o caminho para se fazer o melhor uso da energia física e mental, para se pôr isso em prática pelo bem da sociedade.
MEMÓRIAS DE
JIGORO KANO
Através das traduções ao longo de muitos anos das palestras de Kano, Brian Watson, apresenta nessa obra a filosofia, os métodos e os objetivos de Jigoro Kano, o pai do Judô.
O livro traz os pontos de vista de Kano sobre a importância do randori, dos katas do Judô, da postura correta e das competições, além dos conselhos gerais que ele oferecia aos judocas, principalmente com relação às suas responsabilidades éticas, morais e intelectuais.
O autor mostra também que o Judô, além de ser uma atividade física e mental completa, possui grande potencial no âmbito espiritual.
ABRINDO CLOSED GUARD
Qual é a origem do Jiu-Jitsu brasileiro? É apenas um subproduto – um filho rebelde - do Judo? Qual era a natureza e o conteúdo da arte que Mitsuyo Maeda, também conhecido como “Conde Koma”, e outros japoneses ensinaram na Amazônia? Foi Judo? Jiu-Jitsu? Seu próprio estilo pessoal, construído sobre os alicerces do Judo e reforçado por suas dezenas e dezenas de lutas ao redor do mundo?
Qual foi a ponte entre a arte que aprendeu na Kodokan e o estilo brasileiro que o reivindica como progenitor: um estilo hoje praticado por milhões em todo o mundo (e crescendo a cada dia)? Maeda merece estar no centro desta história? E qual foi o papel de Carlos e Hélio Gracie nisso tudo? Eles "inventaram" o Jiu-Jitsu brasileiro? O Jiu-Jitsu existiria sem eles?
E, se a resposta à esta pergunta, é sim, o que eles criaram? E por que essa história e estas perguntas são importantes para o praticantes de Jiu-Jitsu hoje?
Este manuscrito começou como um artigo das memórias do autor em relação a produção do filme e rapidamente cresceu e se tornou mais do que isto. “Abrindo Closed-Guard: O livro sobre o filme” consistem de uma série de conclusões, análise e interpretações históricas além da história por trás do documentário e os muitos desafios enfrentados ao longo do caminho.
Este livro também contém entrevistas inéditas, artigos acadêmicos de pesquisa sobre a história do Jiu-Jitsu no Brasil, assim também como opiniões do autor sobre o estado atual em que o Jiu-Jitsu brasileiro e o MMA se encontram no mundo hoje.
JUDÔ NAS ESCOLAS E DOJÔ JAPONESES
Este livro é uma compilação das observações e experiências de um grupo de professores brasileiros que tiveram a grande oportunidade de conhecer o país berço do Judô.
Esse grupo foi formado a partir de um edital lançado pela Confederação Brasileira de Judô – CBJ para o Intercâmbio de estudos Sport for Tomorrow – Judô nas Escolas Públicas do Brasil, fomentado pelo Japan Sport Council, com apoio da Embaixada Japonesa no Brasil, Instituto Kodokan do Brasil e a Confederação Brasileira de Judô.
Com professores de judô de nove estados brasileiros, esse grupo foi formado levando em conta o trabalho dos profissionais em escolas, universidades e projetos sociais.
Iniciação aos esportes de combate: Brazilian jiu-jitsu, judô e wrestling
O livro utiliza uma linguagem clara, simples e descontraída capaz de envolver diferentes profissionais (especialistas, entusiastas e curiosos em lutas, com ou sem formação em Educação Física), tendo como objetivo principal contribuir na formação profissional para o ensino das lutas em academias, clubes, ONGs ou escolas.
No livro, são abordados temas específicos ao Brazilian jiu-jitsu, judô e wrestling, como benefícios e motivação para a prática, barreiras para o ensino, abordagens de ensino e planejamento e estrutura de aulas nos contextos escolar e não escolar.
Além disso, são apresentadas 200 atividades para serem utilizadas na iniciação aos esportes de combate de domínio.
MULHERES NO TATAME
O livro revela ao leitor fatos da história da sociedade brasileira por meio de vivências experimentadas pelo esporte feminino no Brasil que certamente despertará o interesse não só dos historiadores ou estudiosos da área, mas também dos apaixonados pelo esporte em geral e em especial pelo judô feminino.
Com extrema maestria, foram reunidos relatos da história oral de ícones deste esporte no Brasil; essas histórias de vida transformaram a visão que a sociedade tinha a respeito da capacidade física das mulheres, assim como mudaram o rumo do esporte nacional.
Percebemos os desdobramentos gerados pela proibição dos esportes ditos viris às mulheres no Brasil – descritos no segundo capítulo da obra –, o que provocou um atraso no judô feminino.
Podemos notar a diferença entre os gêneros, desde o interesse dos técnicos até os investimentos realizados no esporte.
As diferenças próprias do feminino e masculino, na luta, muitas vezes foram interpretadas como incapacidade da equipe feminina, desestimulando as atletas.
The Medical Care of the Judoka
(EM INGLÊS)
This expanded edition of The Medical Care of the Judoka deals with common medical problems in judo as well as current and controversial issues in sports medicine, including:
-
The role of medical personnel in judo tournaments
-
Infections on the mat
-
Concussions, traumatic brain injuries, and seizures
-
Dental Injuries
-
Injuries to the upper and lower extremities
-
Heart and circulation conditions
-
Lungs and respiration conditions
-
Spinal injuries
-
Injuries related to the genitourinary and endocrine systems
-
Diet, weight loss, and nutrition
-
How gender can impact the medical needs of the Judoka
-
Problems associated with doping
...and much much more.
Judô: A educação para todos
This expanded edition of The Medical Care of the Judoka deals with common medical problems in judo as well as current and controversial issues in sports medicine, including:
-
The role of medical personnel in judo tournaments
-
Infections on the mat
-
Concussions, traumatic brain injuries, and seizures
-
Dental Injuries
-
Injuries to the upper and lower extremities
-
Heart and circulation conditions
-
Lungs and respiration conditions
-
Spinal injuries
-
Injuries related to the genitourinary and endocrine systems
-
Diet, weight loss, and nutrition
-
How gender can impact the medical needs of the Judoka
-
Problems associated with doping
...and much much more.
Judô: aprender e gostar é só começar
Judô, aprender e gostar é só começar, foi desenvolvido para auxiliar professores e mestres no ensino infantil, ativando os aspectos motores e motivacionais dos alunos.
O livro nasceu a partir de uma pesquisa acadêmica do autor, que observou a necessidade do desenvolvimento integral da modalidade em sala de aula.
Quando é ensinado de forma lúdica, sem deixar de lado os princípios filosóficos, o Judô tende a gerar mais interesse em crianças e jovens, transformando-os em potenciais atletas e grandes cidadãos, levando em consideração que os princípios deste esporte olímpico colaboram para uma sociedade mais justa e participativa.
Os pioneiros do judô
O livro 'Pioneiros do Judô no Brasil' conta a história de Chiaki Ishii que trouxe e ajudou a desenvolver o Judô no Brasil.
O judoca Ishii é japonês, naturalizado brasileiro e obteve as primeiras medalhas em mundiais e Olímpiadas para o Brasil.
Na obra estão também retratados perfis lendários para os amantes do Judô, como Aurélio Miguel, Rogério Sampaio, Massao Shinohara e tantos outros mais.
Judô... da Reflexão à Competição: o Caminho Suave
Neste livro, encontramos Chuno abordando o judô por diferentes e entrelaçados olhares.
Ao iniciar pelos princípios históricos e filosóficos auxilia a compreender o judô como prática sociocultural ao pensá lo desta maneira destaca alguns dos códigos sentidos valores históricos e sociais atribuídos ao judô identificando a importância de pensar o que significa praticá-lo e ensiná-lo.
O que é valioso para todos especialmente àqueles que defendem processos educacionais comprometidos com a formação humana cidadã questionadora e crítica, o que inclui as práticas pedagógicas dos Professores e Professoras de Educação Física
A Judo Warrior's Journey Around the Globe: America 1904~1907
(EM INGLÊS)
Translation of part one of A Judo Warrior's Journey Around the Globe 世界横行柔道武者修業 which is a record of Kodokan Judo practitioner Maeda Mitsuyo's exploits overseas.
The book, which was published in 1912, was a collaboration between Maeda Mitsuyo and Usuda Zanun, an author from his hometown. Maeda sent dispatches of his exploits back to Japan, where Usuda edited them into first newspaper articles and then into books.
This volume, America 1904~1907, will cover Maeda's arrival in New York and his initial exhibition matches at Harvard, Yale and Columbia University as well as travels to Chicago and the southern United States.